Ainda tô com lágrimas nos olhos enquanto escrevo esse post.

Friends foi a primeiríssima série que vi na vida, assistia com meu pai sempre que passava na Warner Channel. Claro que na época eu não sabia que era uma série super cultuada pela crítica e pelo público, eu só via porque era muito engraçada – e na época eu ainda não chorava vendo filmes/séries/comerciais/afins. Era um momento de descontração, sem qualquer compromisso em acompanhá-la fielmente. O que eu continuo a fazer, já que de vez em quando passa um episódio que eu nunca tinha visto e acho ótimo!

Pra quem veio de outro planeta ou acabou de ser descongelado ou acabou de nascer, Friends mostra a vida de seis amigos nova-iorquinos. E só! Tem como uma trama ser mais simples do que isso?! A ideia para a série é tão fantástica e abrangente que virou uma espécie de molde para muitas outras que surgiram após ela. Mas não posso esquecer que a própria Friends não é exatamente original, pois Seinfeld é uma série lançada cinco anos antes e que também mostra o cotidiano de um grupo de amigos. Apesar de Seinfeld também ser um incrível sucesso e cultuada até hoje, acho essa série um porre. Desculpem os fãs.

Friends durou 10 temporadas(na última temporada, cada um dos atores principais recebia UM MILHÃO de dólares por episódio!), ganhou inúmeros prêmios e nunca mais saiu do coração dos seus fãs. Pra ter uma noção, o series finale foi assistido por pouco mais de 52 milhões de pessoas! – e pensar que hoje em dia é difícil uma série passar dos 30 milhões em audiência. Muitos atores famosos fizeram participação na série, como: Brad Pitt, Sean Penn, Julia Roberts, Bruce Willis, Winona Ryder, Jean Claude Van Damme, George Clooney, Dermot Mulroney, só pra citar alguns poucos. Até um dos principais de Seinfeld participa de um episódio – que moral, hein.

Acho que Friends é a única série onde eu gosto amo todos os personagens, todos mesmo. Não tem como achar falha em nenhum deles; claro que isso é trabalho dos intérpretes de cada um, esses queridos. Começando os trabalhos. Phoebe Buffay (Lisa Kudrow) é uma louca retardada sem noção que é um amor de pessoa, a melhor do núcleo feminino. Bem, eu ia falar de um por um, mas percebi que todos os personagens são “loucos retardados sem noção e um amor de pessoas” – Chandler Bing (Matthew Perry), Monica Geller (Courteney Cox Arquette), Ross Geller (David Schwimmer), Rachel Green (Jennifer Aniston) e Joey Tribbiani (Matt LeBlanc). Cara, égua do elenco perfeito! Hoje em dia nem todos fazem sucesso na TV ou no cinema, mas sempre são lembrados por esse trabalho – o que é meio ruim, mas quem se importa?

Cada personagem tem um jeito louco de ser e eles vão te cativando desde o início. É impossível não rir das caras estranhas do Joey e seu grande charme e apetite. Monica sempre organizada e neurada com tudo. Chandler com seu humor deturpado e comportamento inadequado. Ross nerd e seus casamentos. Rachel mimada procurando sua independência. Phoebe com sua grandes composições musicais e jeito de mulher fatal. São coisas tão comuns que Marta Kauffman e David Crane conseguiram transformar em situações hilárias, de um jeito atemporal. By the way, queria muito tomar um café no fictício Central Perk, local de encontro dos Friends. Apesar de odiar café!

Hoje eu assisti ao último episódio pela sei lá qual vez, e chorei esse mesmo tanto de vezes! É um episódio muito emocional para todo o mundo, e mesmo deixando bem de lado a comicidade sempre presente na série, não deixa de ser satisfatório e belo. Vou até parar por aqui, senão choro de novo! Ah, e essa sétima pessoa aí da foto acima é o Mike (Paul Rudd), marido da Phoebe e personagem não fixo da série – mas foi a foto mais bonita que achei. Então.

H.